E com muita alegria que anunciamos um novo projeto da Verdejar d’Ajuda em parceria com a Damasceno Consultoria Ambiental de um grande apoiador da Verdejar desde seus incios em 2016, o Fernando Damasceno, biólogo e mestre em Ciências Ambientais.
O Projeto Praças Vivas da Mata Atlântica propõe unir pessoas físicas, empresas locais, poder público e organizações não governamentais em uma ação colaborativa de reflorestamento das praças de Arraial d’Ajuda, com espécies nativas da Mata Atlântica. A iniciativa alia restauração ecológica, educação ambiental, paisagismo sustentável e geração de serviços ecossistêmicos, como o sequestro de carbono e a produção de alimento para a avifauna.
O objetivo geral do projeto é restaurar as praças públicas de Arraial d’Ajuda com espécies nativas da Mata Atlântica de tabuleiros costeiros, promovendo biodiversidade, serviços ecossistêmicos, educação ambiental e envolvimento comunitário.
A primeira etapa do projeto será feita na Praça Brigadeiro Eduardo Gomes, popularmente conhecida como Praça da Igreja, servindo como modelo de integração entre patrimônio histórico, biodiversidade nativa e bem-estar comunitário. O primeiro plantio sera no dia 19 de setembro de 2025 celebrando o dia da árvore (21 de setembro).
A escolha desse espaço se justifica pela urgente necessidade de reintrodução de espécies nativas, visto que a praça apresenta atualmente grande quantidade de elementos exóticos ao ecossistema local e diversas árvores em fase de senescência (avançada idade e mal estado), comprometendo sua função ecológica e paisagística.
Faremos o possível para que este projeto alcance todas as praças de Arraial d’Ajuda de maneira que em alguns anos possamos rever as magníficas copas das árvores nativas e toda a avifauna que elas naturalmente atraem ressurgirem na paisagem do nosso Arraial.
Leia o projeto inteiro no nosso blog: