Projeto Viveiro

Venha você também fazer parte dessa ação!

Você tem ideia da importância de um viveiro de mudas para nossa cidade?

Um viveiro de mudas é um local onde as mudas e sementes são plantadas e cuidadas até chegarem ao tamanho ideal para serem transplantadas em locais definitivos. Neles, são cultivados mudas de espécies  frutíferas, ornamentais e nativas utilizadas na reposição de áreas desmatadas e projetos de revitalização.  As mudas também podem ser doadas para uso em ruas, praças e demais áreas verdes, compensando o crescimento desordenado das cidades em que parte das árvores é suprimida e ajudando na sua sustentabilidade.  Um viveiro é, igualmente,  um  local ideal para realização de projetos ligados a educação ambiental.

O Verdejar d’Ajuda iniciou o PROJETO VIVEIRO há 5 anos.

Na época, localizava-se dentro do Parque Central, porém teve que ser transferido temporariamente para o terreno particular de um dos membros da diretoria da Associação, Marcos Teixeira.

Até o início da pandemia, um grupo se reunia semanalmente para encher os saquinhos de terra e plantar as sementes que eram doadas por várias pessoas. Apesar de a pandemia ter ocasionado a suspensão desses encontros,  a manutenção das mudas continuou sendo feita e voltou a ser presencial recentemente..

Quando as primeiras mudas atingiram o tamanho ideal para serem transplantadas, surgiu a ideia de planta-las na área destinada ao Bosque no Parque Central. Nascia assim o PROJETO BOSQUE. Além de plantar grande parte das mudas, algumas foram vendidas e doadas para projetos na região.

O viveiro provisório supriu bem as demandas dos últimos anos e tem nos ajudado no árduo, longo e belíssimo caminho de profissionalização da associação.

Mudas de Pau Brasil

No entanto, existe um projeto maior para a construção de um viveiro permanente e de uma estufa para germinação de sementes. Essas estruturas serão construídas no local previsto no Parque Central com o apoio da Sociedade de Amigos de Arraial d’Ajuda e da Administração Distrital.  O projeto inclui a criação de um Centro Socioambiental onde serão realizados diversos cursos, além de atividades de educação ambiental.

Se você  é um amante de plantas, se interessa por projetos de sustentabilidade e, principalmente, não quer ver o Arraial perdendo toda a beleza e exuberância de sua vegetação, entre em contato com o VERDEJAR D’AJUDA e se informe de que modo você pode participar ou colaborar com essa ação.


Posts relacionados:

Programa Voluntariado 2022
Adquira uma muda!
Os sábados no viveiro
Os canteiros e o cafezinho
Atividade no viveiro
Mudas: Prontas para plantio
VIVEIRO E PREPARO DAS MUDAS