Oficinas Verde-Já

Nossa querida Gro ensinando sobre compostagem

Os problemas socioambientais são muitos e hoje mais que nunca, tem grande relevância e impacto na nossa sociedade. As Oficinas Verde-Já são mais uma iniciativa da Associação Socioambiental Verdejar d’Ajuda, que contribui para que estes problemas sejam reconhecidos e amenizados, despertando de maneira lúdica e interativa a consciência socioambiental das atuais e futuras gerações Arraial d’Ajuda e região.

As Oficinas são vivências práticas para alunos, professores e educadores interagirem e potencializarem a compreensão de temas fundamentais relativos a como viver e cuidar melhor do nosso ser e da biodiversidade da nossa região, e por consequência, do nosso planeta; tendo  como objetivo aproximar a escola a educadores com expertise e vivências práticas nos temas socioambientais e oferecendo experiências escolares diversificadas tanto a professores como a alunos, trazendo conteúdos atuais, importantes e fundamentados, que ainda não são parte do programa educativo nacional.

As oficinas ocorrem desde 2022, quando a associada Simone Lima da Costa Preuss (Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas com mestrado e doutorado em Engenharia Civil – Meio ambiente) idealizou um conjunto de oficinas com a temática socioambiental, que originalmente chamou de Aulões Socioambientais, que hoje são as Oficinas Verde-Já, coordenadas por:

  • João Vítor (Graduado em Direito com mestrado em Relações Internacionais e Desenvolvimento Sustentável); vice-presidente da Associação Verdejar d’Ajuda
  • Antonella Sigaud de Oliveira – co-fundadora e presidente da Associação Verdejar d’Ajuda, contadora de histórias, tradutora, ritualista e terapeuta.
Primeiro time das oficinas

A Cooeps e a Nilzenil são escolas pilotos no Projeto, e eventos como a Semana Mundial do Meio-Ambiente, possibilitaram uma aproximação inicial com vários educadores da região, tendo já ocorrido cinco Oficinas:

1) Aulão Socioambiental na escola COOEPS 8/06/2022 – Aulão das Nascentes

2) Aulão Socioambiental na escola COOEPS 29/10/2022 

3) Oficinas Verde-já Semana do Meio-Ambiente 5/6/2023

4) Plantio de mudas com oficinas e lanche 21/09/2023

5) Oficinas Verde-já Escola Municipal NILZENIL 18/05/2024 

Com estas oficinas beneficiam-se crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas, assim como seus professores e gestores. Entendemos que este público (escolas públicas) é frequentemente desprovido de apoio familiar e comunitário, apesar de representarem a grande maioria da população brasileira enquanto futuras gerações para a proteção do meio ambiente.  

Inclusão social, ferramentas de reflexão, vivências de educação e formação, expansão do conhecimento, engajamento das novas gerações em boas práticas, sensibilização do mundo animal, do respeito a toda forma de vida, da promoção do amor próprio, do aumento da autoestima, da concretização do princípio da não-violência, entre outros conteúdos e práticas inovadoras que enriquecem as propostas escolares são alguns do benefícios que esta oficinas promovem.

Joni compartilhando sobre o potencial das sementes na oficina “Semente não é lixo”

A metodologia escolhida tem sido realizar oficinas em escolas públicas, no Parque Central, no Viveiro Educador (local onde são produzidas mudas da Mata Atlântica pela Verdejar d’Ajuda), em Feiras e Eventos Socioambientais e em outros locais sugeridos pelos educadores, integrando os saberes de vários representantes da nossa sociedade, na maioria voluntários, criando um programa variado e interessante que é repassado aos alunos em diferentes momentos e espaços para poder atender ao máximo de participantes. A rede de educadores, confiamos, aumentará com a realização das oficinas. 

As Oficinas são divididas em seis grupos:

  • GRUPO 1: UM MILHÃO DE ÁRVORES! 
    • Composteira (substrato);
    • Viveiro (Mudas); 
    • Plantio;
    • Biodiversidade.

  • GRUPO 2: LIVRE DE CRUELDADE! 
    • Impacto de nossa alimentação no meio ambiente;
    • Alimentos regionais, pancs, importância de fortalecer mercados locais e pequenos produtores; 
    • Alimentação vegana, receitas, preparos; 
    • Aproveitamento total dos alimentos (cascas, sementes e talos).
        
  • GRUPO 3: VIDA! 
    • Água (nascentes, rios, praias, mar, saneamento – fossa ecológica, círculo da bananeira); 
    • Uso consciente, redução do consumo;
    • Agroecologia, permacultura, bioconstrução.

  • GRUPO 4: PLANETA! 
    • Lixo Zero (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar);
    • Minimalismo.

  • GRUPO 5: AMOR! 
    • Adoção de animais (não comprar, não abandonar, castrar, animal não é brinquedo nem coisa).

  • GRUPO 6: AUTOCUIDADO!

                     Autoestima, higiene pessoal, álcool e outras drogas, segurança pessoal, atividade física, capoeira, esportes.

Somos muito, muito gratos a Simone Preuss, criadora deste projeto e aos atuais coordenadores que levam adiante esta proposta fundamental para semear consciência e amor pela vida e a natureza, assim como a todos os apoiadores deste projeto educador que nos permite tecer redes com diferentes segmentos da nossa comunidade e sobretudo envolver a comunidade escolar. Gostaríamos sinceramente de poder fazer mais Oficinas educativas em todas as escolas da rede pública e privada, e no futuro Centro Socioambiental SER no parque central de Arraial d’Ajuda e para isso precisamos de seu apoio para custear os eventos e que eles sejam memoráveis no consciente coletivo de nossa comunidade.