Retrospectiva 2023

Queridos amigos da Verdejar,

antes de tudo, desejamos a todos vocês um ano novo pleno de possibilidades e oportunidades. Muita saúde para o corpo, a mente e o meio ambiente!

Como sabemos, tudo está conectado. Para viver bem, precisamos de equilíbrio. Vivemos tempos conturbados, um mundo ainda muito ameaçado pela ganância, aberrante destruição de florestas, poluição de rios e mares, além de guerras absurdas e injustificáveis, pobreza, violência, racismo e imenso desperdício. Temos abusado muito da natureza, nossa fonte de sustento, nossa Mãe maior.

Por outro lado, uma nova consciência está despertando. Vemos o crescimento da demanda e da produção de alimentos orgânicos, tendências menos consumistas e mais seletivas. As pessoas estão se questionando cada vez mais, muitas buscam um modo de viver mais sustentável e menos agressivo. A mudança de paradigma é muito lenta e difícil, mas é necessária. Está na hora de criar novos hábitos, trabalhar por um presente melhor e cobrar das autoridades posicionamentos adequados ao mundo que vivemos aqui e agora.

Enquanto isso, mesmo que ainda não tenhamos muito apoio, germinamos e plantamos mudas, e seguimos na missão de plantar árvores e consciência ambiental. Em 2023, a associação Verdejar d’Ajuda continuou ativa e deu, lenta e incansavelmente, alguns passos importantes. Dentre eles:

  • No começo do ano houve nossa terceira assembleia geral, em que foi escolhida uma nova diretoria. Essa é a sua composição:
    Presidente – Marcos Teixeira;
    Vice – Glória Bonilla;
    Tesoureiro – Massimiliano Cremonesi;
    Suplente – Maria Aparecida Miranda dos Santos;
    Conselheiros: Joana Innecco, Pedro Felix, Ilana Lewinsohn.

E nos bastidores continuam atuando com carinho e empenho Vera, Antonella, Erica, Ixtaliy e João, como secretário.

  • Juntaram-se a nós novos associados, sendo que vários deles já estavam trabalhando como voluntários do nosso viveiro.
  • Em junho, com as instituições: Coral Vivo, UFSB (Universidade do Sul da Bahia) e Jardim Ciranda, a Verdejar d’Ajuda entrou com uma petição formal junto à prefeitura para desenvolver o Centro Socioambiental SER no Parque Central da cidade, na área no campo de aviação, onde foi nosso primeiro viveiro em 2016. Esse centro abrigará um Viveiro Educador, sobretudo de mudas de árvores nativas, para compensações ambientais, projetos de paisagismo e arborização urbana.
  • Graças ao trabalho do Observatório, de Érica Munaro, Cris e de Joana Innecco, representando a Verdejar, foi aprovada a lei municipal N° 1.973/23, em 8 de dezembro, que institui o plano diretor de arborização urbana do Município, estimula o plantio em áreas urbanas e aplica multas a quem desrespeitar as leis.
  • Em setembro fizemos uma ação no viveiro com os alunos do CEAD e contamos com a participação de Eli Weissmann dos Canteiros da Mata.
  • No mês de outubro, tivemos a visita de Hugo Silva, um voluntário português da ONG portuguesa Para Onde, que durante um mês nos ajudou a plantar, regar e criar conteúdo para as redes sociais. A mesma ONG está disposta a enviar mais voluntários em 2024.
  • Também no mês de outubro, continuamos a ação do projeto Bosque plantando 30 a 40 mudas ao lado da nova Alameda do Parque Central.
  • Participamos do Festival Arraial do Bem, um evento que reúne todas as ONGS da cidade que promovem o bem comum de alguma forma. Neste evento, além de nos aproximarmos da comunidade, buscamos ampliar a rede de apoio e voluntários. Estiveram presentes no evento Vera, Hugo, Massi e Gro. Além da venda de mudas, camisetas e bolsas, juntaram-se a nós novos sócios e voluntários.
  • Tivemos uma ação de plantio na praça principal no bairro Alto do Vilas em parceria com a Associação dos moradores do bairro; duas ações na escola Nilzenil de Almeida Nobre onde celebramos o Dia da Árvore plantando 40 mudas de espécies nativas com 80 alunos de 6 a 7 anos e na segunda ação de plantio, conseguimos plantar mais 27 mudas, totalizando 67 mudas plantadas, assim conseguimos criar um corredor ecológico e sempre com o apoio das alunas e dos alunos da escola, fizemos uma limpeza geral e irrigação de todas as mudas numa outra ação. Além disso, em articulação com a ONG Anjos d’Ajuda, realizamos um módulo do Aulão sobre a causa animal na Escola Municipal São Pedro. Também participamos da Semana do Meio Ambiente na UFSB.
  • No viveiro tivemos 165 mudas produzidas e estamos em fase de transição para um viveiro maior, focado em cinco espécies nativas que estão em extinção.
  • A Verdejar d’Ajuda, através das associadas Simone Preuss, Joana Innecco e, agora, de Girlane Valentim Lopes, integrou o Conselho de Meio Ambiente, acompanhando e votando pautas da Secretaria do MA em suas reuniões mensais.
  • Foi consolidada a parceria Verdejar – UFSB através de um projeto de comunicação em forma de podcasts, que será lançado em 2024, coordenado por Caio Turbay, Professor Associado do Centro de Formação em Ciências Ambientais da UFSB e estudante de jornalismo.

Em janeiro de 2024 teremos uma assembleia geral com votação de uma nova diretoria para os próximos dois anos. Quem ainda não for associado e quiser se associar, quem for associado e quiser se candidatar, esse é o momento de chegar mais perto, arregaçar as mangas e plantar um mundo melhor.

Esperamos sinceramente que no ano de 2024 possamos dar à luz o nosso querido projeto SER, começar a construção do Centro Socioambiental no Parque Central, um lugar para socialização, onde acontecerão encontros, cursos, ateliês, ações, palestras, conferências, debates, gincanas, celebrações, além das atividades cotidianas de nosso Viveiro Educador definitivo, onde brotarão milhares de lindas mudas que serão plantadas, crescerão e oferecerão lares para as aves, sombra, beleza e alegria para esta e as próximas gerações.

Que assim seja!

Gratidão aos apoiadores e associados e bem-vindos a todos que possam somar com tempo, ideias e doações!

Juntos somos mais fortes 💚🌳✨

Ass: Diretoria da Associação Verdejar d’Ajuda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.