Metas e Projetos: Oficina de Metodologia participativa.

Nosso encontro deste sábado 14 de Dezembro foi muito bem detalhado em alguns áudios pela nossa moderadora das Oficina de planejamento Erica Munaro e compartilhado no grupo whatsapp dos Associados Verdejar d’Ajuda.

A metodologia do planejamento participativo começou com uma meditação guiada pela Antonella e seguiu com Erica conduzindo o grupo por uma tempestade de ideias daquilo que gostaríamos de executar de uma forma geral. No próximo passo exercitamos a priorização e a viabilidade do que surgiu na nossa tempestade. Aprendemos a importancia do Quê? Quem? Como? Quando? Perguntas que foram feitas mesmo para os projetos executivos como o Horto Florestal.
A associação esta priorizando como grandes projetos plantar um milhão de mudas em 50 anos e o Centro Socioambiental em 3 anos. Falamos sobre quantos projetos vamos trabalhar em 2020 quais as pessoas responsáveis dentro do grupo dos associados e que depois estarão agregando novos atores para que os projetos sejam internalizados pela sociedade do Arraial d ‘Ajuda e que esta mesma sociedade sinta nescessidade dos projetos propostos pela Associação Verdejar d’Ajuda , vamos buscar nas metodologias de participação social que todos nosso projetos mesmo os projetos em estágio executivo se tornem importantes para a sociedade local e o entorno.
Fechamos a Oficina com o entendimento de que é a Sociedade do Arraial d’Ajuda que vai querer e sustentar a viabilização dos projetos.Mesmo o projeto mais lindo sem a Sociedade,corre grande risco de ser um elefante branco.
Assim como em todos nossos encontros encerramos com uma roda conduzida pela Xamã Grô.