PROJETO CENTRO SOCIOAMBIENTAL SER

Parque Central – Arraial d’Ajuda – Centro Socioambiental

A associação Verdejar d’Ajuda e mais três instituições de nossa região: a Coral Vivo, o Jardim Ciranda e a UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia) unidas pelo mesmo elo da temática ambiental e dedicadas à educação e à preservação, vem requerendo (pleiteando?) há mais de um ano à Prefeitura de Porto Seguro, à Associação de Amigos do Arraial e a Aeronáutica, entidades responsaveis pela adminisgracao do Parque Central, a concessão de uma área do mesmo para a realização de um Centro Socioambiental.

Sonhamos com um espaço onde possamos promover uma nova consciência e visão coletiva, destacando Porto Seguro como referência nacional em desenvolvimento sustentável através de oficinas de capacitação de diversas atividades, palestras, conferências, assembleias, atividades para crianças e adolescentes tais como apresentações de filmes e teatro, atividades lúdicas e educativas, etc.

Nosso intuito é sensibilizar a
comunidade local e turistas sobre
a importância da conservação e
restauração das florestas e dos oceanos, fomentando um desenvolvimento e um turismo
sustentável utilizando uma educação
inovadora, regenerativa e inclusiva como ferramenta de desenvolvimento
socioambiental.

A PROPOSTA

Propomos a criação de um polo socioambiental no local predestinado ao horto florestal do Parque Central onde estarão reunidas as 4 entidades reconhecidas pelo seu trabalho envolvendo as questões ambientais como preservação e recuperação de ecossistemas, sustentabilidade e educação ambiental.

Um centro multidisciplinar, um espaço conjunto, imerso na natureza, no coração de Arraial, concebendo uma nova forma de ocupação urbana, com trilhas, viveiro, espaços de estudo, pesquisa, museu, manifestações culturais e de conexão com a natureza , podendo se tornar um atrativo de interesse turístico ecológico no sul da Bahia, mas sobretudo um espaço comum alternativo para os habitantes de nossa região.

LOCALIZAÇÃO

Local já destinado ao Horto Florestal no Projeto do Parque Central:

a) possui área de floresta densa, possibilitando uma maior integração e conexão com a natureza.

b) localização estratégica – próximo ao centro e aestacionamento.

A META DA VERDEJAR D’AJUDA:

Cosntruir o VIVEIRO EDUCADOR, um VIVEIRO DE MUDAS NATIVAS de aproximadamente 300 m2 com capacidade aproximada para 15 mil mudas e uma ESTUFA de 50 m2.

Construir um CENTRO onde estaria localizada a SEDE do Verdejar, 3 ou 4 salas para cursos, oficinas e capacitações. Espaço audiovisual para palestras, seminários, exposições, e projeções, banheiros, pequena copa, almoxerifado e biblioteca.

Construir um ANFITEATRO para apresentação de peças de teatro, concertos de música e performances.

Implementar um ECOPONTO.

A CORAL VIVO, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público criada em 2013 e um dos maiores e mais importantes projetos de conservação marinha da história brasileira, que completou 20 anos de existência em 2023 propõe:

Construir uma sede para o Instituto Coral Vivo com escritório, depósito e sala de estoque.

Construir um parque infantil temático.
Construir área social com um Centro de Convivência com sala de exposição e sala de reuniões através de instalações com acessibilidade para visitantes (moradores, turistas, estudantes).

Reconstruir a estrutura de banheiros existente ao lado do estacionamento.

A UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia, Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm/UFSB) Criado em 2014, possui excelência no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de geologia, biologia e oceanografia. Sua meta Institucional: formar profissionais multidisciplinares nas áreas de conhecimento das Ciências Ambientais, imbuídos de valores éticos de respeito à diversidade humana, à proteção e manutenção dos recursos naturais.
Propõe

Cosntruir um museu criando um espaço de atividades culturais, cientificas e de pesquisa.

Manter um acervo representativo regional, viabilizando alternativas ao turismo alicerçadas em elementos de base ambiental, científica, cultural e social.

JARDIM CIRANDA, comunidade de aprendizagem nascida em 2015 com uma proposta de educação regenerativa e inovadora integrada à natureza e

com foco na sustentabilidade propõe:

Montagem de uma Tenda de circo com 12 m de diâmetro onde serão desenvolvidas diversas atividades destinadas ao público infantil além de uma pequena sala de almoxerifado de 6 m2.

Multiplicar ações educativas para a sutentabilidade e regeneração de modo multidisciplinar e integrado com as demais instituições.