Construindo um futuro, tecendo uma rede.

Na sexta feira 15 de novembro realizamos nossa segunda Oficina de planejamento participativo Verdejar d’Ajuda : Construindo um futuro, tecendo uma rede.

Depois do nosso primeiro encontro na maravilhosa pousada Erva Doce de Janaína Azevedo e este nosso segundo encontro teve lugar em outro maravilhoso espaço a residência de Erica Munaro. Com um acolhimento caloroso de Erica e sua família , tivemos oportunidade de avaliar coletivamente a primeira oficina em seus pontos positivos e negativos e chegamos a interessantes posicionamento do grupo para as próximas experiências. Outra coisa importante do encontro foi deixarmos indicados os suplentes em substituição de Presidente e diretoria financeira em caso de vacancia antes da eleição.
O Jantar do Bosque supreendeu em vários aspectos, cabendo salientar a construtiva reflexão do grupo sobre a proposta de um cardápio vegano e a estreita relação das nossas opções alimentares com o ativismo socioambiental contemporâneo.


Segue uma introdução escrita pela Erica no documento de sistematização das oficinas que foi compartilhado em pdf para o grupo.

AVALIAÇÃO DA 1º OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO VERDEJAR D’AJUDA E DO JANTAR DO BOSQUE

Moderação e Sistematização: Erica Munaro

Introdução :

No dia 15/11/2019 realizamos uma reunião para tratar entre outros assuntos, da avaliação dos últimos eventos promovidos pelo Verdejar D’ajuda, a 1º Oficina de Planejamento Participativo Verdejar d’Ajuda e o Jantar do Bosque.

A 1º oficina de planejamento participativo Verdejar D’ajuda contou com a participação de 27 pessoas dispostas á contribuírem com a recuperação e conservação ambiental da região. Realizada no dia 02/11/2019 das 14h às 17:30h, na Pousada Erva Doce no Distrito de Arraial D’ajuda, Porto Seguro – BA.

O Jantar do Bosque foi uma proposta transacional entre o restaurante Dom Fabrizio e o Verdejar, onde ficou acordado que parte do lucro gerado pela venda de convites para o jantar seria revertido em favor da manutenção e monitoramento do reflorestamento do Bosque (da Polícia Federal) localizado no Parque Central.

Para realização das avaliações utilizamos a dinâmica dos pontos positivos e negativos de cada evento, analisado por cada um dos participantes da reunião.