Olá, me chamo Vera, sou carioca, moradora há 28 anos no bairro São Francisco em Arraial d’Ajuda e recém apoiadora do Coletivo VERDEJAR.
Talvez, a pergunta que mais escutei dos turistas com os quais tive contato nesses últimos 28 anos seja: “Por que você veio morar no Arraial?”. Certamente devido à vontade que esses turistas possuem de fazer o mesmo, ao perceberem o quanto nós somos privilegiados em morar aqui.
Dentre os inúmeros motivos que cito em resposta, os que sempre vêm em minha mente em primeiro lugar são: a natureza, a tranquilidade e a qualidade de vida.
No entanto, essa natureza, tranquilidade e qualidade de vida que tanto me seduziu e que sempre foi a marca registrada desse lugar, vêm se degradando ano após ano em função do “progresso”, da especulação imobiliária, do turismo de massa e da mentalidade de alguns empreendedores e políticos que visam apenas o lucro (financeiro e/ou político) sem comprometimento algum com nosso Arraial e/ou com suas riquezas naturais (a natureza não tem título de eleitor, por enquanto).
A pandemia da covid-19 disparou o alarme sobre a importância e necessidade da preservação ambiental e de formas alternativas e sustentáveis de se relacionar com o meio ambiente. É muito triste constatar que o Arraial d Ajuda, o tão aclamado “paraíso” que escolhi para morar, criar raízes, constituir família, o lugar que tanto amo, segue na contramão desta necessidade.
Acompanho regularmente nos grupos de whatsapp locais a preocupação de alguns moradores frente a essa triste realidade. São crescentes as denúncias de agressões e crimes ambientais, inclusive com fotos e filmagens.
Muito me identifico e me solidarizo com esse grupo que se preocupa com os rumos que nosso Arraial vem tomando, principalmente nas questões ambientais, uma das mais alarmantes. Somos parte integrante deste lugar, e consequentemente, responsáveis pelo seu futuro, que também é o nosso.
A pandemia e o período de confinamento me fizeram refletir muito sobre essa responsabilidade que nós, moradores, temos em relação a esta pequena cidade.
Qual está sendo nossa contribuição efetiva diante desse cenário? O que estamos fazendo realmente para tentar reverter ou ao menos amenizar os impactos ambientais tanto no Arraial como em nosso planeta? Seremos meros expectadores nos limitando a nos indignar com os acontecimentos ou vamos assumir o papel de atores e entrar em cena? Ou será que assistiremos sentados a degradação do Arraial, para depois, quando não mais tiver aquele encanto, o abandonarmos?
O numero de moradores que tem se mobilizado para tentar frear essa degradação ainda é muito pequeno e precisa urgente de reforço. E foi em meio a todos esses questionamentos e reflexões, pelo amor e gratidão que sinto pelo Arraial d Ajuda, que me juntei ao Coletivo Verdejar.
O Arraial d Ajuda precisa de AJUDA… Precisa da NOSSA AJUDA… já pensou em como poderia ajudar?
Finalizo essa minha breve saudação convidando todos vocês a desligarem o “piloto automático” e a se conectarem com as reais motivações que nos trouxeram ao Arraial. Verão que, dentro de cada um de nós, existe um pouco de verdejante … alguns mais, alguns menos, não importa, é só deixar aflorar e dar a sua contribuição…. seja ela do tamanho que for, com certeza vai fazer muita diferença! O Arraial e a natureza agradecem!
Um pensamento em “O Verdejante em Mim Saúda o Verdejante em Você”
Parabéns pela iniciativa! Sucesso nesse desafio.