Cuidemos do Nosso Lar

Há cinco anos um grupo de amigos de diferentes cidades e países se juntou para plantar árvores. Todos tinham em comum um grande amor pela natureza e, especialmente, pelo lugar no qual viviam. Todos eram e ainda são habitantes de Arraial d’Ajuda, no sul da Bahia. Escolheram esse lugar por suas riquezas naturais e pelo encantamento único que só esse cantinho do planeta tem. No entanto, o que realmente os uniu foi a preocupação ao verem que o lar tão amado, escolhido por todos com tanto carinho, estava sendo devastado violentamente pela ganância da indústria do turismo e do mercado imobiliário predatório. Resolveram formar um coletivo e assumiram a meta de plantar um milhão de árvores. Sou parte desse grupo e uma das fundadoras do coletivo.

Foram cinco anos de muitos altos e baixos. Descobrimos que nosso sonho é muito mais difícil que imaginávamos incialmente. Afinal, não se trata apenas de sair plantando árvores por aí. É preciso plantar, manter e cuidar do que foi plantado por alguns anos após o plantio. O plantio envolve obter recursos, criar os meios para que as plantas sejam regadas e não sejam arrancadas, queimadas ou danificadas, conscientizando a comunidade sobre a importância das árvores através de uma educação socioambiental e pedindo por seu apoio. Também acaba sendo inevitável posicionar-se politicamente e buscar os caminhos legais de agir contra o desmatamento constante, abusivo e desgovernado que depreda irremediavelmente os bens mais preciosos das presentes e futuras gerações. Ou seja, ė muito trabalho, bem mais do que um pequeno coletivo de voluntários sonhadores é capaz de abraçar sozinho. Resolvemos nos tornar uma associação e empreender o complexo caminho da profissionalização.

Tem sido um caminho árduo e belíssimo, uma grande aventura. Ainda que todos os membros da associação tenham que ter outros trabalhos para poder subsistir e disponham de pouquíssimo tempo, juntos nos ajudamos, motivamos e encorajamos a seguir em frente. Estamos buscando os meios para que a associação possa se sustentar e comece a contratar profissionais que dediquem mais tempo a esse trabalho tão importante e imprescindível, como também continuamos sempre chamando por mais voluntários e patrocinadores que nos ajudem. Seguimos plantando incansavelmente com a certeza de que, de muda em muda, plantaremos bem mais que um milhão.

Não só as árvores estão crescendo, nossa associação também não para de se expandir e receber mais apoiadores. Sempre há novos entusiastas juntando-se a nós, às vezes com mais tempo e energia para dar do que aqueles que estão aqui desde o início. E é muito bom que seja assim. Esse não é um sonho de uma única pessoa nem de um único grupo. É um sonho de toda a humanidade que se torna cada vez mais urgente com o passar do tempo. Estamos apenas começando. Por isso, hoje, com cinco anos de coletivo e um ano de associação, a melhor forma de parabenizar este grupo é juntando-se a ele, colaborando de alguma forma, fazendo parte da associação ou simplesmente fazendo sua parte onde quer que você esteja, pois não estamos separados. Nossas raízes estão entrelaçadas, somos todos parte desse lindo planeta. Se amar é cuidar, então cuidemos do nosso lar. Juntos somos muito mais fortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.