Resumo 2021

Prezados apoiadores e voluntários da Verdejar d’Ajuda!

Queremos compartilhar com vocês um breve resumo das atividades da associação durante o ano 2021 e agradecer de coração a todos que de uma ou outra maneira nos apoiam, doam, confiam, sugerem, informam e sobretudo aos que participam ativamente! JUNTOS SOMOS FORTES!

  • O projeto Bosque no Parque continua firme graças ao trabalho voluntário de alguns apoiadores e a constância dos associados Marcos Mafalda  e Massimiliano Cremonesi. Foi criada uma dinâmica semanal que preserva a área plantada de possíveis incêndios, mantendo-a limpa, cuidando das mais de 600 mudas até agora plantadas,  transformando visivelmente essa área do nosso Parque Central.
     
  • Neste ano até agora foram plantadas aproximadamente 140 mudas, muitas delas doadas por Fernando Azevedo, grande parceiro da Verdejar e vendidas e/ou doadas outras 50. Ainda é muito pouco comparado ao que almejamos e vamos plantar! A pandemia nos deixou um pouco inativos nas atividades do viveiro porém confiamos que com a profissionalização do viveiro e a participação de mais voluntários e doadores em 2022 vamos intensificar tanto a produção de mudas como os plantios!
  • No viveiro temos 160 mudas prontas para plantio que estão à venda para ajudar nos custos da reestruturação e profissionalização do viveiro, que abrigará idealmente 3000 mudas até o final do ano 2022, e é sem dúvida nosso projeto mais importante e imediato. Nos contata no privado para adquirir uma ou mais destas lindas mudas prontas para plantio!!!
  • A partir de algumas oficinas com a facilitadora em elaboração de Projetos Fernanda Scur, apresentamos uma proposta de Estruturação do Viveiro de Mudas escrito coletivamente pela nossa equipe: Regis Bailux, Erica Munaro, Antonella Zara e Marcos Mafalda; o projeto foi selecionado para uma consultoria pro bono do programa Projetos Impacto da empresa 3M em parceria com a ONG Pixera Global com  duração de oito semanas. Um trabalho de equipe que durante dois meses nos ensinou e desafiou muito! O objetivo é a profissionalização do Viveiro Educador para gerar renda que permita a sustentabilidade e expansão do próprio viveiro, visando uma produção regular e profissional de mudas, com foco nas mudas de árvores nativas (mas não exclusivamente), prevendo também que este projeto do Viveiro Educador seja replicado e ampliado para uma área pública do Parque Central do Arraial d’Ajuda para atender nossa missão: Plantio de um milhão de árvores na região e difusão de consciência socioambiental no nosso território.
  • Cristina Branco, presidente da associação, participou de algumas reuniões do Conselho Municipal do Meio Ambiente, assim como com associações e coletivos locais, regionais e nacionais. Além disso, atuou na gestão da associação, desenvolvendo modelos e protocolos de planejamentos, de criação de projetos e equipes, entre outros, com o fim de otimizar nossa atuação como associação.
  • Foram criados também por ela, o Comitê de Mobilização Social para o desenvolvimento de ações com a sociedade e o Comitê Técnico, com profissionais para o levantamento de problemas e soluções ambientais no município visando desenvolver planejamentos estratégicos unificados e articulados com a gestão pública sempre que possível; um longo e importante caminho a trilhar.
  • Sobre nossas participações este ano, destacamos a manifestação do dia mundial do meio ambiente no 5 de junho, com um belíssimo texto escrito e vídeo difundido por Ilana Lewinsohn, manifestação que mobilizou várias pessoas em Arraial, Trancoso, Caraíva e Corumbau! Esta manifestação causou uma onda positiva de participação social. 
  • No mesmo dia foi lançado nosso primeiro abaixo assinado dirigido às autoridades competentes para reivindicar e exigir uma gestão mais consciente, visionária e respeitosa ao meio ambiente e ao território em geral, conseguimos mais de 5 mil assinaturas e será enviado em dezembro, se ainda não assinou, assine agora
  • No dia mundial da limpeza, a Verdejar em parceria com a Coral Vivo fez coleta, separação e pesagem de resíduos recicláveis no Parque Central e também uma ação de plantio de 33 mudas. 
  • A associação participou em dois editais: da Eletrobrás para o Projeto Bosque escrito por Cristina e do IUCN para criação de reserva particular do patrimônio natural escrito por Erica Munaro e os colaboradores Ricardo Neder (Departamento de Tecnologia Social da UnB), Philip Gradon Reed (Tradução do Projeto para Versão em inglês) e Caio Turbay (Mapas e o Georeferenciamento da Terra) a quem somos muito gratos também. Apesar de negados, a preparação formal destes projetos, a inscrição nos editais e o caminho que percorremos, nos deixa sempre grande aprendizado e motivação para perseverar!
  • O website da associação está pronto (e lindo!)! Graças a Kâ Arraial por sua competência e sensibilidade para retocar e melhorar voluntariamente cada detalhe do mesmo. Temos nele calendário de eventos, blog onde reportagens sobre o que está acontecendo são redigidas por alguns associados e colaboradores, link para doações, nossa história, nossos projetos, etc. Em breve teremos também a loja virtual funcionando com mudas de mata Atlântica e alguns produtos ecológicos. 
  • As mídias sociais estão também ativas graças a nossa nova colaboradora Vera Lucia Costa que trouxe dedicação, profissionalismo e energias renovadas à associação, aplicando com esmero seus estudos de comunicação e marketing para elaboração de materiais educativos difundidos através das redes sociais. Você já segue a gente? Instagram @verdejardajuda / Facebook @verdejardajuda

Estaremos compartilhando em breve o planejamento para 2022 e contamos com o apoio de todos vocês, pois só juntos podemos avançar nesta importante missão.

GRATIDÃO e BOAS FESTAS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Um pensamento em “Resumo 2021”