Fotogrametria do Bosque

Olá comunidade de Arraial d’Ajuda e Territórios! 

Há algumas semanas atrás tivemos o apoio técnico do Biólogo Fernando Damasceno, que realizou uma fotogrametria aérea do Bosque, no Parque Central. Compartilhamos os mapas e aproveitamos para explicar o que é e o que significa para o projeto.

Utilizando uma câmera de precisão acoplada em um drone, fotografias sobrepostas e de alta resolução foram tiradas da área do Projeto Bosque e, em seguida, processadas, medidas e interpretadas. Com o desenvolvimento dos mapas, o principal objetivo é analisar a cobertura do solo: as áreas com solo exposto (desnudo), áreas de vegetação baixa e área de maior vegetação. Nota-se em verde a copa das árvores.

Ao longo dos anos, a mesma fotogrametria aérea poderá ser realizada para obter, assim, mais um resultado comparativo em imagens do plantio de árvores realizado no Projeto Bosque. Será interessantíssimo e muito satisfatório observar essa transformação. Nossos agradecimentos ao Fernando Damasceno pela obtenção das imagens, desenvolvimento e doação dos mapas. 

Associação Socioambiental Verdejar d’Ajuda


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.