Projeto Bosque

“O melhor momento para plantar uma árvore foi vinte anos atrás, o segundo melhor momento é agora.”

Provérbio Chinês

O Parque Central de Arraial d’Ajuda é uma área extremamente relevante para ocorrência dos projetos de recuperação da vegetação, pois é considerada o pulmão e coração da cidade (do ponto de vista ecológico), e ocupa uma grande área do distrito. É circundado pelo centro e por vários outros bairros residenciais e comerciais, sendo, portanto, caminho para a maioria da população regional.


A revitalização do Parque, de acordo com seu projeto inicial, inclui a construção de áreas de lazer e áreas ambientais que garantam não só a preservação ambiental como também a saúde e o bem-estar de toda essa comunidade.

Com esses mesmos objetivos, a Associação Verdejar d’Ajuda propõe a revitalização do Bosque (uma das áreas desse Parque central), tendo em vista a importância da área para a manutenção da biodiversidade de espécies do bioma Mata Atlântica e, também, como ponto de contemplação à natureza e ferramenta de educação ambiental para os moradores e turistas da região.

A Mata Atlântica tem fundamental importância de preservação, pois, por sua riqueza biológica e nível de ameaça, foi apontada como um dos hotspots mundiais, ou seja, uma das áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade em todo o mundo (Mittermeier et al., 2004). Atualmente existem 34 hotspots mundiais (figura 1), sendo, a Mata-Atlântica e o Cerrado os dois pontos críticos brasileiros. Essa grande biodiversidade apresentada se deve ao fato de o bioma possuir uma grande extensão territorial, grandes variações de relevo (devido à presença de uma cadeia montanhosa), regimes pluviométricos e mosaicos de unidades fitogeográficas (Oliveira-Filho; Fontes, 2000; Silva; Casteleti, 2003). Originalmente a Mata-Atlântica abrangia cerca de 15% de todo o território brasileiro (1.315.460 km²), hoje se resume à 8% dessa extensão territorial (Fundação SOS Mata-Atlântica e INPE, 2002). Aqui vale ressaltar que a principal causa de extinção das espécies é a perda de habitat.E esse bioma, que abriga inúmeras espécies endêmicas, sendo um dos principais patrimônios mundiais da biodiversidade, já teve a maior parte da sua extensão territorial devastada (figura 05).


Posts relacionados:

Retrospectiva 2023
Programa Voluntariado 2022
Fotogrametria do Bosque
Bosque florindo
Somos natureza
Verdejar d’Ajuda em atividade